segunda-feira, 31 de março de 2008

Noções de Genética







Genética é a ciência que estuda o material hereditário e os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações.
O DNA forma os cromossomos. Cromossomo é o principal componente do núcleo das células dos seres vivos. Cada cromossomo é formado por uma única e longa molécula de DNA.




Estrutura das Moléculas

Tanto o DNA como o RNA são macromoléculas constituídas por centenas ou milhares de unidades ligadas entre si.Essas unidades são chamadas nucleotídeos. Existem quatro diferentes tipos de nucleotídeos no DNA. Cada nucleotídeo é sempre composto por três partes: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. Há quatro tipos de bases no DNA: duas delas, maiores, chamadas púricas e duas menores chamadas pirimídicas.

A molécula de DNA
Watson e Crick propuseram, em 1953, um modelo para a molécula de DNA.Cada cadeia é composta por vários nucleotídeos ligados uns aos outros pelos fosfatos.Além disso, as duas cadeias estão ligadas uma à outra pelas suas bases nitrogenadas, por meio de pontes de hidrogênio. Por motivos de configuração molecular, a ligação ocorre entre pares de bases específicas.Assim, a adenina liga-se somente à timina, e a citosina liga-se sempre à guanina. Ainda, segundo Watson e Crick, a molécula de DNA apresenta-se torcida e em forma de dupla hélice, conforme figura abaixo.





A molécula de RNA

O RNA é também uma longa fita de nucleotídeos ligados entre si.Contrariamente ao DNA, a molécula de RNA é sempre constituída por uma fita única.Os nucleotídeos do RNA apresentam algumas diferenças com relação aos do DNA. A pentose no RNA é sempre a ribose (no DNA é a desoxirribose). O nucleotídeo uracila é exclusivo do RNA substituindo a timina, da mesma forma que a timina caracteriza o DNA.



Esquema RNA

Nenhum comentário: